Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Oficina de Teatro de Sombras
24 Abril 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo
Orientação
Walter Almeida
Cartolinas pretas... Ataches...
Papel celofane... E alguma cola...

Uma sessão dedicada à criatividade e à capacidade de concretização!

Patos, borboletas, cães, burros, ursos, coelhos e até pinguins... Imaginem só! Aos poucos e poucos, a nossa sala de aula deu lugar a um jardim zoológico. Devidamente desenhados e recortados em cartolina preta, chegara a altura de os encher de vida e cor.

Mas como podemos nós dar vida às personagens da nossa história? Ninguém melhor que o Walter para nos explicar todo o processo.

De que utensílios precisamos? Sabem o que são ataches? Com a ajuda de uma tesoura pontiaguda e destes pequenos materiais, os nossos animais começaram a movimentar-se. Primeiro a cabeça, depois as orelhas. Seguiram-se os braços (ou asas!) e as patas. Não quisemos deixar nenhum membro de fora!

A que animal pertence aquele corpo esguio? E aquela cabeça gigante? Os jogos de luz e sombra modificaram a nossa perceção das imagens!

E se lhes dessemos um pouco de cor? Mudariam de aspeto? Qual seria o resultado? Vermelho, verde, amarelo, azul ou cor-de-rosa? De que cores colorir as escamas dos nossos peixes? E as bocas dos nossos ursos? Ou mesmo os bigodes dos nossos gatos? Isto, sem esquecer os pormenores quase geométricos das asas dos pavões. Um autêntico desafio artístico!

Verdadeiros artistas plásticos, recortarmos com um x-ato os detalhes a colorir e preenchemo-los com papel celofane. Papel celofane?! Não se assustem com o nome... É estranho mas de fácil utilização!

Que tal começarmos a pensar numa narrativa? Na próxima sessão daremos início à construção dos diferentes cenários.

< LISTA DE ACTIVIDADES