Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Introdução ao Teatro de Sombras
20 Abril 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Walter Almeida
Sombras... que mistérios encerram em si?
Será um cão ou um leão?

Curiosos? Deixem-se levar pela emoção!

Já conhecem o Walter? Artista plástico de formação, cedo percebeu a sua vocação para a educação, complementando o curso de Belas Artes com o de Pedagogia. E o curso de teatro de sombras? Curiosamente, realizou-o na nossa Escola!

O que é um teatro de sombras chinesas? Como surgiu? Com o Walter fizemos uma viagem por um universo imaginário e descobrimos que o teatro de sombras é uma técnica muito antiga, originária da China, que remonta ao ano de 121. Diz a lenda que o Imperador Wu Ti, da dinastia Han, foi presenteado por um mago que o emocionou com a animação do recorte da sua bailarina favorita que havia falecido. Através da instalação de uma cortina branca contra a luz do sol, de modo a deixar transparecer a luz, fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra da bailarina, movimentando-a com leveza e graciosidade.

E nós, como vamos projetá-las? Conhecem um retroprojetor? Intrigados com este ''equipamento jurássico'', quisemos perceber o seu funcionamento. O espelho capta a imagem, a lente filtra e... magia... o desenho é projetado na parede.

A preto e branco ou coloridas com papel celofane... Estáticas ou movimentadas por um manípulo... Em fundo neutro ou em cenários fictícios... As personagens trazidas pelo Walter encheram o nosso quadro de luz e sombra, cor e magia.

Articulados com o movimento e as sombras, num misto de arte, técnica e beleza, os nossos animais darão vivacidade e realismo à nossa história. Mas qual será a nossa história? Que animais farão parte?

Se no papel se desenham animais e no teatro de sombras ganham vida, que tal fazermos as nossas personagens?
Recortadas num perfil criativo, aos poucos e poucos, as cartolinas pretas adquiriram formas!

< LISTA DE ACTIVIDADES