Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
A escola vai ao MHNESAH
07 Março 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano
Orientação
Hugo Faria
Margarida Soares


Entre risos e gargalhadas, entrámos no autocarro em direção ao MHNESAH.
Na nossa memória levámos os animais já nossos conhecidos, na nossa imaginação outros de diferentes tamanhos, cores e texturas.

Através da visita ao Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano ficamos não só a conhecê-los melhor bem como nos tornámos verdadeiros cientistas!

Muito concentrados e com os cinco sentidos bem alerta, tornámo-nos também exploradores. E porque o registo da observação é muito importante, levámos connosco o nosso diário da Memória Criativa.

Impacientes pela descoberta do mundo animal, depois de nos encontrarmos com a Margarida à porta da Escola, seguirmos por inúmeros corredores e subirmos uma enorme escadaria, eis que chegámos ao Museu! Divididos em dois grupos, o primeiro ficou com a Margarida no museu e o segundo seguiu com o Dr. Hugo para a oficina experimental.

Durante a visita, a Margarida conduziu-nos livremente numa viagem pelos diferentes continentes. Ali, convivemos com os mais distintos mamíferos e as mais diversas aves. Mergulhámos no oceano e observámos um maxilar (parcial) de baleia e uma mandíbula de tubarão. De regresso a terra firme, analisámos a pata de um cavalo e estabelecemos pontos de comparação com o nosso pé. Conversámos sobre as causas de extinção de alguns animais e fomos surpreendidos!

No laboratório, com o Dr. Hugo e com a ajuda, fundamental, de alguns alunos do 12º B, realizámos uma experiência científica com pulgas de água (dáfnias). Vivas e saltitonas, o desafio foi mesmo conseguirmos colocá-las no microscópio e identificarmos o seu coração!

Desafio ultrapassado, observámos os seus batimentos cardíacos em condições normais e sob o efeito de café, álcool e tabaco. Através desta experiência ficamos a conhecer não só a pulga de água mas também o efeito destas substâncias nos humanos.

Percorrendo agora as imagens e os vídeos captados, convidamo-vos a viverem a nossa aventura!

< LISTA DE ACTIVIDADES