Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano vai à escola
01 Março 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu de História Natural da Escola Secundária Alexandre Herculano
Orientação
Margarida Soares


Os animais vieram à escola...
Não acreditam? Ora venham descobrir!

Bem-disposta, e um pouco carregada, a Margarida presenteou-nos com a sua experiência e sabedoria.
Mas atenção que não veio sozinha!

Cedo percebemos que as caixas que transportava estavam repletas de mistérios... e eis que dela surgiram um anfíbio, um mamífero e aves, imaginem, embalsamados: um sapo, um ouriço cacheiro, uma perdiz e um gaio.

Embalsamados? Mas então não são verdadeiros? Perguntam os mais curiosos!
Prontamente a Margarida esclareceu que os animais são verdadeiros, à exceção dos seus olhos, uma vez que no processo de embalsamento o taxidermista (que palavra tão complicada!) retira-os, bem como aos seus orgãos internos, preservando apenas a parte exterior do animal.

Pergunta puxa pergunta... seguiram-se dúvidas relativas ao seus habitats e aos seus tipos de alimentação.

Por falar em alimentação... sabiam que em alguns locais do nosso país, comem-se porquinhos da Índia? Um prato, delicioso por sinal, tradicional de Vila Real, confidenciou-nos a professora Antónia.

E sabiam que as chamadas galinhas da Índia ou galinhas da Guiné, não são originárias de nenhum destes dois países? Admirados? Aprender é, pois, um processo constante!

Esta sessão permitiu-nos adquirir e aprofundar os nossos conhecimentos de zoologia, algo que nos motivou a todos para a visita da próxima semana ao Museu. Não fosse este Museu possuir mais de 800 espécies diferentes!

Uma oportunidade única de contactarmos com animais que, pelos seus hábitos, dificilmente são observáveis na Natureza e que, em alguns casos, se encontram em vias de extinção.

< LISTA DE ACTIVIDADES