Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Oficina de sons
24 Fevereiro 2012
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo
Orientação
Marlene Rocha
Irene Cortesão Costa


Esta foi a sessão de abertura da atividade "Animais no Porto, na Arte e na Ciência".
Um rato ajudou-nos na apresentação e um jogo despertou-nos para o poder dos sons.

Estávamos expectantes!

Esta sessão começou por ser um momento de descoberta partilhada. No momento das apresentações a equipa da Memória Criativa desafiou-nos a divulgar o nosso animal preferido e o mais temido. Embora alguns de nós se conheçam desde a pré-primária, nesta brevíssima apresentação ficámos a conhecer melhor os nossos colegas.
Gatos, tigres, golfinhos, focas, panteras e até mesmo ratos, tubarões e baratas... uma panóplia de animais que relembraram a grande diversidade de seres vivos que habitam o nosso planeta.

Mas os verdadeiros protagonistas da nossa tarde foram os sons, os ritmos e as melodias. Com a chegada da Irene, o desafio não poderia ter sido melhor: tornármo-nos verdadeiros exploradores de sons!

Depois de a diferença entre ouvir e escutar ter ficado bem esclarecida, em grupos de quatro, demos início a uma viagem pela descoberta dos sons produzidos pela natureza e pelo Homem. Foi uma experiência viva, agradável e enriquecedora. E como o talento e o conhecimento caminham sempre juntos, o objetivo desta oficina foi consciencializar-nos para a importância da escuta ativa do ambiente que nos rodeia.

Sob o lema "escutar e descobrir", a Irene lançou-nos numa importante missão: registar num diário sonoro os diferentes sons que fossemos escutando no nosso dia a dia. Qual o som que ouço ao acordar? Qual o som mais bonito que ouvi durante o dia? Ansiamos pela próxima sessão para os podermos partilhar.

A brincar, a brincar, aprende-se a escutar!

< LISTA DE ACTIVIDADES