Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Impressão das matrizes, construção do painel de azulejos
30 Abril 2010
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional da Imprensa
Orientação
Vânia Meleiro
Walter Almeida


Descobrimos a história da imprensa e os azulejos que cobrem os edifícios do Porto, fazendo parte da identidade da cidade. Segue-se agora um novo desafio: dar vida às matrizes feitas anteriormente na escola.

Nesta sessão começámos por relembrar os tipos de azulejos... as suas funções... e a pintura pela técnica do stêncil!

Numa parceria entre o Museu Nacional da Imprensa (MNI) e o artista plástico Walter Almeida demos início ao processo de tintagem e impressão das matrizes realizadas. Relembrámos como articular tinta, rolo e prelo (já tínhamos tido esta experiência com o MNI) e reproduzimos os nossos azulejos.

Cada um de nós realizou quatro provas para a produção coletiva de um painel de azulejos de papel. Ou seja, a partir da criação individual construímos um painel de azulejos onde cada trabalho está representado e repleto de significados silenciosos.

Ufa, o trabalho que deu imprimir, manualmente, cada uma das 4 impressões necessárias para formarmos o padrão. Mas valeu a pena! Os padrões individuais e o painel coletivo ficaram fantásticos!

Para partilhar convosco o nosso trabalho, selecionámos algumas fotografias que ilustram o processo de impressão e os resultados finais. Não percam!

< LISTA DE ACTIVIDADES