Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Azulejos do Porto
16 Abril 2010
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Câmara Municipal do Porto - Banco de Materiais
Orientação
Maria Augusta Marques
Walter Almeida
Videos
De diversas cores e formas e padrões variados, os azulejos que revestem os edifícios da cidade do Porto são parte da História e da identidade da cidade.

Também os azulejos têm a sua história e até mesmo os seus segredos.
De origem árabe, a palavra azulejo significa pedra polida sendo a sua medida mais comum 14 x 14 cm.
E a parte de trás sabem como se chama? Tardoz!

Lembram-se dos azulejos de algum edifício emblemático? Recordam-se de os ver? A Maria Augusta, do Banco de Materiais da Câmara Municipal do Porto, ajudou-nos a avivar a memória. Quem não se recorda das igrejas revestidas de azulejo, como a Igreja dos Carmelitas ou a Igreja de Santo António dos Congregados? Ou dos azulejos da estação de São Bento?

Os azulejos protegem os edifícios, embelezam-nos e, muitas vezes, constituem verdadeiras lições de História. São um património valioso que devemos preservar.

Com o Walter Almeida, artista plástico, aprendemos o processo de decoração dos azulejos por estampilha e reconhecemos a importância da simetria para a produção dos padrões.

Mas como fazer à mão mil azulejos iguais? Ou um azulejo que, várias vezes impresso, forme um padrão?
Aparentemente complexo, com o Walter descobrimos que recorrendo à técnica da colografia este é afinal um trabalho simples. Apoiados nos nossos conhecimentos matemáticos e inspirados no que observámos e aprendemos sobre os azulejos do Porto, com criatividade, a partir de material desperdiçado, produzimos as nossas matrizes - os moldes dos nossos azulejos.

O resultado? Matrizes repletas de formas geométricas e florais, que lembram os azulejos das fachadas de alguns edifícios do Porto!

Para a impressão das nossas matrizes contaremos, uma vez mais, com a colaboração do Museu Nacional da Imprensa numa ação conjunta com o Walter.

< LISTA DE ACTIVIDADES