Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O Museu Nacional de Soares dos Reis vai à escola
05 Março 2010
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional de Soares dos Reis
Orientação
Paula Azeredo
O que levar na nossa mochila quando visitamos um museu? E quando o museu vem à escola?

Quando vamos a um museu vemos, ouvimos, tocamos, soboreamos, cheiramos... As cores, as formas, as texturas, os cenários, os elementos naturais, a luz, o edifício, as roupas, a história dos retratados, a História da época, do pintor... Tudo isto com os nossos sentidos.

Sentidos? Mas o que é sentir? Todos nós temos sentidos fundamentais.
Quais são eles? Visão, tato, audição, olfato e paladar.

Com os objetos trazidos pela Paula Azeredo, do Museu Nacional Soares dos Reis, despertámos os nossos sentidos e a nossa imaginação. O suficiente para, em conjunto, construírmos um mapa de ideias, onde a cada um dos sentidos tentámos atribuir uma palavra, um símbolo, uma peça do Museu que nos despertasse determinado sentido.

Esta foi a sessão de preparação para a visita em família que iremos realizar ao Museu. E o que vamos encontrar quando formos ao museu? Já ouviram falar de Sousa Pinto? Várias obras deste pintor naturalista e de muitos outros artistas. Através de um mapa de ideias, ficámos a conhecer mais sobre a sua história, nomeadamente que estudou Belas-Artes no Porto, que as suas obras eram essencialmente retratos, paisagens, cenas de género, que pintava a óleo e a pastel, como era constituída a sua família... E, através da sua obra, ficamos também a saber mais sobre o seu tempo.

< LISTA DE ACTIVIDADES