Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O MHNUP vai à Escola
05 Fevereiro 2010
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu de História Natural da Universidade do Porto
Orientação
Luzia Sousa
2010 é o ano internacional da Biodiversidade. Pretendemos registá-lo no Jogo da Memória|Trivial. Para descobrirmos mais sobre o tema e sobre os animais do Porto, recebemos a Luzia Sousa do Museu de História Natural da Universidade do Porto!

Com a Luzia, responsável pelo Departamento de Zoologia, conversámos sobre a importância da biodiversidade para o funcionamento do nosso ecossistema, contámos histórias nossas de encontros inesperados com animais, e de mão esquerda no peito e mão direita levantada fizemos um juramento - nunca fazer mal aos seres vivos. Aprendemos que quando caminhamos na floresta devemos seguir pelos trilhos e que se nos depararmos com um animal, por exemplo uma cobra, basta seguirmos caminho que não nos fará mal.

Ficámos a conhecer formas de ajudar os pássaros através da construção de casinhas de madeira onde se podem alimentar. Falámos sobre estuários e a diversidade de espécies que todos os anos os visitam. Conhecem algum local entre o Porto e Gaia ideal para a observação de aves? O Estuário do Douro é um dos melhores locais existentes na região. Iremos descobri-lo na próxima sessão.

As árvores da cidade onde vivemos são uma presença assídua nas nossas vidas. O que sabemos delas, da sua natureza, da sua origem e da sua história? O Porto está repleto de árvores com história... Conheces alguma?

< LISTA DE ACTIVIDADES