Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Visita ao Museu Nacional da Imprensa em família
24 Janeiro 2010
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional da Imprensa
Orientação
Vânia Meleiro
A Escola visita o Museu…mas não vai só! Para gáudio de todos, os alunos comparecem acompanhados dos seus familiares!!

A expetativa era grande (da parte do museu) relativa à visita! Depois de uma sessão de trabalho tão interessante na Escola, o Museu queria impressionar os seus visitantes e dar a conhecer pormenores sobre a evolução da Imprensa que não tinham sido (ainda) abordados. E, julgamos que todos, queríamos mostrar aos Pais como a lição tinha sido bem estudada! E assim foi!

A visita revelou-se muito divertida e participativa, com todos a dar o seu contributo e a explicar como os livros eram feitos antes e depois da invenção da Imprensa. Fizemos um percurso por entre as máquinas expostas, quase como se estivéssemos a construir um livro, pelo que passamos por todas as fases necessárias a tal projeto.
Um dos pontos altos da visita foi a experimentação das máquinas – dois Prelos e uma Minerva – e vermos, ao vivo, um Prelo em madeira muito semelhante ao que Gutenberg utilizou para imprimir a Bíblia!
Outra grande experiência foi a visita à Galeria Internacional do Cartoon já que, na entrada da mesma, o grupo passou por algumas transformações: os altos ficaram baixos, os baixos ficaram altos, os gordinhos ficaram magrinhos e os magrinhos gordinhos… algumas cabeças chegaram, inclusive, a saltar fora!

Se queres descobrir as cabeças, embora a maior parte estejam com os corpos ligados, vê com muita atenção as fotos que estão na galeria.

< LISTA DE ACTIVIDADES