Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O Museu Nacional da Imprensa vai à escola
15 Janeiro 2010
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional da Imprensa
Orientação
Marlene Rocha
Vânia Meleiro
O Museu Nacional da Imprensa chegou de mansinho e às partes à Escola EB1 do Bom Pastor: primeiro, chegou o inventor da imprensa – Johannes Gutenberg – e um modelo da sua prensa móvel; depois, da parte da tarde, chegou a representante do Museu, para dar voz ao Inventor (que responsabilidade!!).

A receção que tivemos (Porto Digital e Museu Nacional da Imprensa) na Escola não podia ter sido melhor. Fomos imediatamente rodeadas de alunos que, muito entusiasmados, queriam dar-nos a conhecer as pesquisas realizadas. Neste contexto, é impossível não falar do Tiago Oliveira que, mal entramos na sala de aula, nos mostrou um livro requisitado na Biblioteca relativo à Imprensa! Fomos, desde logo, conquistadas pela turma!

A sessão iniciou-se com a apresentação do Museu Nacional da Imprensa e das exposições patentes, com particular relevância para a exposição permanente “Memórias vivas da Imprensa”.
Para que a contextualização da época que antecedeu o aparecimento da Imprensa fosse mais interessante para os alunos, visionamos um pequeno filme animado onde foram abordados os livros manuscritos, os monges copistas, a morosidade do processo, etc. Posto isto, avançamos para os tipos móveis de Gutenberg e para a composição manual da palavra uesum… museu… uesum! Nesta parte surgiram algumas dificuldades mas, com a ajuda dos alunos, conseguimos ultrapassá-las!
Para além de falarmos sobre a invenção da Imprensa no mundo, falamos também do seu aparecimento em Portugal e, mais concretamente, da sua relação com a cidade do Porto. Foi muito interessante reparar que, apesar de muito jovens, os alunos tinham noção dos principais pontos da nossa cidade. Para além disso, fizeram uma boa pesquisa sobre o assunto! Parabéns à Professora Marta e aos Pais que contribuíram para este estudo!

A sessão terminou com a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ou, por outras palavras, com a mão na tinta! Todos os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o prelo levado propositadamente para a Escola e imprimiram (mais ou menos) como Gutenberg imprimiu a Bíblia, há cerca de 600 anos atrás!
Ah, e não nos podemos esquecer das fotografias trajados de Gutenberg! Hummm…será que podemos dizer que, por um dia, fomos Gutenberg?! Nós achámos que sim!

As horas voaram sem darmos conta! Aprendemos muito nesta primeira sessão e a curiosidade ficou aguçada para a visita a realizar, na semana seguinte, ao Museu Nacional da Imprensa. Mas, desta vez, acompanhados da Família!
Se não acreditam, vejam as fotos na galeria a seguir!

< LISTA DE ACTIVIDADES