Educação para a Cultura e para a Criatividade
ACTIVIDADES

Final
Queres conhecer melhor a cidade do Porto?! Como se desenvolveu aqui a imprensa? Que animais aqui habitam? O que levar na mochila quando a visitares? Que tipo de azulejos protegem e embelezam as fachadas dos nossos edifícios? Então senta-te que te vamos mostrar tudo isto e muito mais!
03
JUL
2010Sessão
17
Depois de meses de muito trabalho árduo, noites e dias sem comer e dormir, eis que surgiu o momento de mostrar o trabalho ao país. Dezenas de pessoas acorreram ao local da apresentação. Quase que tivemos televisão e rádio (da próxima já estão prometidos), e acho que esteve lá um jornalista de um jornal qualquer e de uma revista cor-de-rosa.
17
JUN
2010Sessão
16
Queres conhecer melhor a cidade do Porto?! Como se desenvolveu aqui a imprensa? Que animais aqui habitam? O que levar na mochila quando a visitares? Que tipo de azulejos protegem e embelezam as fachadas dos nossos edifícios? Então senta-te que te vamos mostrar tudo isto e muito mais no Jogo da Memória|Trivial!
31
MAI
2010Sessão
15
O que muda na escola quando uma exposição itinerante é recebida? Qual a minha atitude quando passo nos corredores e há imagens e textos que dão a conhecer coisas novas? Uma exposição pode ser uma fonte de descobertas, pesquisas, viagens... uma ponte!
21
MAI
2010Sessão
14
Depois de a Maria Augusta nos ter falado sobre os azulejos que compõem a paisagem urbana do Porto e de termos criado os nossos próprios azulejos, é tempo de visitar o Banco de Materiais da Câmara Municipal do Porto.
14
MAI
2010Sessão
13
Gravação de vozes? Efeitos sonoros?
13
MAI
2010Sessão
12
Máquinas fotográficas? Scanners? Para que precisamos de todos estes equipamentos?
30
ABR
2010Sessão
11
Descobrimos a história da imprensa e os azulejos que cobrem os edifícios do Porto, fazendo parte da identidade da cidade. Segue-se agora um novo desafio: dar vida às matrizes feitas anteriormente na escola.
16
ABR
2010Sessão
10
De diversas cores e formas e padrões variados, os azulejos que revestem os edifícios da cidade do Porto são parte da História e da identidade da cidade.
19
MAR
2010Sessão
9
Quando observamos uma obra o que vemos? Será passível de diferentes significados?
14
MAR
2010Sessão
8
Ponto de encontro com as famílias: cafetaria do Museu para tomarmos um café juntos! Iniciámos ali os momentos de convívio que se seguiram, acompanhados pelas famílias que hoje habitam no museu - as coleções.
05
MAR
2010Sessão
7
O que levar na nossa mochila quando visitamos um museu? E quando o museu vem à escola?
19
FEV
2010Sessão
6
As visitas ao Museu de História Natural e ao Estuário do Douro ainda estão fresquinhas na nossa memória.
11
FEV
2010Sessão
5
A aventura continua com a descoberta de animais que existem no Museu de História Natural da Universidade do Porto. Não sem antes conhecermos os que "moram" no Estuário ou que fazem dele a sua casa temporária nos meses de Inverno.
05
FEV
2010Sessão
4
2010 é o ano internacional da Biodiversidade. Pretendemos registá-lo no Jogo da Memória|Trivial. Para descobrirmos mais sobre o tema e sobre os animais do Porto, recebemos a Luzia Sousa do Museu de História Natural da Universidade do Porto!
29
JAN
2010Sessão
3
Vamos construir um diário. Preparados?
24
JAN
2010Sessão
2
A Escola visita o Museu…mas não vai só! Para gáudio de todos, os alunos comparecem acompanhados dos seus familiares!!
15
JAN
2010Sessão
1
O Museu Nacional da Imprensa chegou de mansinho e às partes à Escola EB1 do Bom Pastor: primeiro, chegou o inventor da imprensa – Johannes Gutenberg – e um modelo da sua prensa móvel; depois, da parte da tarde, chegou a representante do Museu, para dar voz ao Inventor (que responsabilidade!!).