ACTIVIDADES
Queres conhecer melhor a cidade do Porto?!
Como se desenvolveu aqui a imprensa? Que animais aqui habitam? O que levar na mochila quando a visitares? Que tipo de azulejos protegem e embelezam as fachadas dos nossos edifícios? Então senta-te que te vamos mostrar tudo isto e muito mais!
Depois de meses de muito trabalho árduo, noites e dias sem comer e dormir, eis que surgiu o momento de mostrar o trabalho ao país. Dezenas de pessoas acorreram ao local da apresentação. Quase que tivemos televisão e rádio (da próxima já estão prometidos), e acho que esteve lá um jornalista de um jornal qualquer e de uma revista cor-de-rosa.
Queres conhecer melhor a cidade do Porto?!
Como se desenvolveu aqui a imprensa? Que animais aqui habitam? O que levar na mochila quando a visitares? Que tipo de azulejos protegem e embelezam as fachadas dos nossos edifícios? Então senta-te que te vamos mostrar tudo isto e muito mais no Jogo da Memória|Trivial!
O que muda na escola quando uma exposição itinerante é recebida?
Qual a minha atitude quando passo nos corredores e há imagens e textos que dão a conhecer coisas novas?
Uma exposição pode ser uma fonte de descobertas, pesquisas, viagens... uma ponte!
Depois de a Maria Augusta nos ter falado sobre os azulejos que compõem a paisagem urbana do Porto e de termos criado os nossos próprios azulejos, é tempo de visitar o Banco de Materiais da Câmara Municipal do Porto.
Máquinas fotográficas? Scanners? Para que precisamos de todos estes equipamentos?
Descobrimos a história da imprensa e os azulejos que cobrem os edifícios do Porto, fazendo parte da identidade da cidade. Segue-se agora um novo desafio: dar vida às matrizes feitas anteriormente na escola.
De diversas cores e formas e padrões variados, os azulejos que revestem os edifícios da cidade do Porto são parte da História e da identidade da cidade.
Quando observamos uma obra o que vemos?
Será passível de diferentes significados?
Ponto de encontro com as famílias: cafetaria do Museu para tomarmos um café juntos!
Iniciámos ali os momentos de convívio que se seguiram, acompanhados pelas famílias que hoje habitam no museu - as coleções.
O que levar na nossa mochila quando visitamos um museu? E quando o museu vem à escola?
As visitas ao Museu de História Natural e ao Estuário do Douro ainda estão fresquinhas na nossa memória.
A aventura continua com a descoberta de animais que existem no Museu de História Natural da Universidade do Porto.
Não sem antes conhecermos os que "moram" no Estuário ou que fazem dele a sua casa temporária nos meses de Inverno.
2010 é o ano internacional da Biodiversidade. Pretendemos registá-lo no Jogo da Memória|Trivial. Para descobrirmos mais sobre o tema e sobre os animais do Porto, recebemos a Luzia Sousa do Museu de História Natural da Universidade do Porto!
Vamos construir um diário.
Preparados?
A Escola visita o Museu…mas não vai só! Para gáudio de todos, os alunos comparecem acompanhados dos seus familiares!!
O Museu Nacional da Imprensa chegou de mansinho e às partes à Escola EB1 do Bom Pastor: primeiro, chegou o inventor da imprensa – Johannes Gutenberg – e um modelo da sua prensa móvel; depois, da parte da tarde, chegou a representante do Museu, para dar voz ao Inventor (que responsabilidade!!).