Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O Museu Nacional da imprensa vai à escola
10 Fevereiro 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional da Imprensa
Orientação
Vânia Meleiro


O 1.º livro impresso por Gutenberg foi a Bíblia! Foram precisos 3 anos para conseguir imprimir cerca de 180 exemplares!

A partir do visionamento de um pequeno filme sobre a época que antecedeu o aparecimento da Imprensa fomos conhecer Gutenberg e as suas ideias e experiências que vieram mudar o Mundo. Conversámos muito sobre os tipos móveis ("São carimbos, certo?"), sobre a composição manual ("Xiii, tanto tempo para fazer um texto?! Prefiro fazê-lo no computador!") e sobre a impressão. Mas, como a prática é a melhor amiga da aprendizagem e do conhecimento, resolvemos avançar para a experimentação! Com alguma batota, é certo, pois não tínhamos todos os equipamentos necessários. Mas, desta forma, estavam já lançadas as bases para a visita ao Museu Nacional da Imprensa.
Terminada a parte prática (o que foi muito difícil, afinal, quem não gosta de imprimir manualmente?), explorámos as implicações de uma invenção como a Imprensa para a sociedade e para o mundo.

Por esta altura, estava já na hora de irmos embora. Ficámos, no entanto, com a satisfação de sabermos que, em breve, iríamos estar novamente juntos!

Os alunos foram tão participativos, interessados e curiosos que foi muito fácil conversar com eles sobre a imprensa, o MNI e o seu trabalho.

Para ficares a conhecer, ou relembrar, tudo o que aprendemos nesta sessão, arrasta o rato para a tua direita e clica no ícone da máquina fotográfica para veres as fotografias e no da película para visionares o filme!

< LISTA DE ACTIVIDADES