Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Entrevistar | Fotografar | Pintar
04 Abril 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Júlia Barros
Marlene Rocha
Rui Mendes
Videos
20 alunos, 1 professora, 3 pessoas da Porto Digital, 120 minutos, 1 câmara de filmar!

A missão, a que fomos obrigados a aceitar, foi de criar um conjunto de entrevistas sobre o projeto. Os obstáculos existiam, mas o talento era maior. O resultado? Podes ver depois do intervalo.

Antes de tentarmos a nossa sorte em frente à câmara, estivemos a planear o que necessitavamos para enfrentar a luz da ribalta. Criamos um mini argumento de perguntas e respostas, mas apenas mais ou menos preparadas, já que alguma espontaneidade é sempre valorizada neste tipo de coisas. E fica sempre mais giro ficar com cara de espanto quando está alguém atrás da câmara a fazer gestos que ninguém entende.

Custou um pouco começar a filmar, acertar nas falas e até nos lembrarmos do que queriamos dizer, mas pelos vistos é o normal. Disseram-nos que qualquer pessoa que é filmada, além de aumentar uns quilitos, perde parte da sua memória, correndo até o risco de dizer mais asneiras do que habitualmente.

Mesmo assim, estar do outro lado da câmara não foi tão fácil quanto pode parecer nas entrevistas que vemos na televisão. Embora tenhamos ficado bem melhor do que alguns atores da tv...e com bem mais talento. Mas entendemos também que é mais fácil sermos filmados entre amigos do que com uma plateia de 492 pessoas.

Foi uma experiência que deu que falar. Aprendemos que para falarmos naturalmente sobre as coisas, antes temos que refletir sobre elas.

Enquanto alguns de nós descobriam os seus talentos de entrevistado e entrevistador perante a câmara, outros confirmavam as suas aptidões noutras áreas artísticas - na pintura e na fotografia. Na pintura: demos continuidade ao painel de histórias, inspirado nas obras de Artur Loureiro, iniciado na visita ao Museu Nacional de Soares dos Reis. Na fotografia: ajudámos a Júlia a fotografar o decorrer da sessão e o nosso diário da memória, já preenchido com textos, colagens e desenhos relacionados com o pojeto e com a nossa imaginação!

Se necessitam de provas sobre o que valemos televisivamente, temos vídeos e fotos. Estrelas. Somos nós.

< LISTA DE ACTIVIDADES