Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Jogos e Fotografia, que alegria!
28 Março 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Miguel Vaz


Hoje foi dia de jogos! Passamos a tarde a jogar jogos que nunca tinhamos visto e a comer bolo!

Bem, foi quase assim - tirando o bolo e os jogos -, mas aprendemos muito mais do que se realmente fosse uma dessas tardes. Esteve cá o Miguel, que é programador de jogos, micro-ondas e sites, que nos explicou todo o processo de desenvolvimento de um jogo. Mas de uma forma simples para que não caissemos todos para o lado a dormir...

Foi um dia muito giro!

Descobrimos o tipo de pessoas que são necessárias para uma equipa de desenvolvimento de jogos, - principalmente pessoas estranhas-, desde o designer, programador, o técnico de som, e um diretor para os manter a todos na linha, a trabalhar, ao invés de passarem os dias a "testar" os jogos.

É tão fácil jogar! Pegar num dvd de um qualquer jogo e começar logo aos tiros ou nas corridas, mas raramente perdemos tempo a pensar nas imensas horas que alguém passou a pensar, decidir, desenhar, e desenvolver esse jogo. Desde que alguém tem a ideia do tipo de jogo até chegar às lojas, o caminho é comprido e árduo. Mas também ficamos a saber que, se gostarmos do que fazemos, esse caminho pode ser bastante divertido. :-)

Depois de aturar...ouvir o Miguel, que embora fale muito, percebe de coisas que nós nem por isso, sabiamos que o que quer que viesse de seguida não poderia ser tão divertido. Mesmo assim colocaram-nos a tirar fotos aos trabalhos realizados noutras sessões, e até foi bem divertido.

Tivemos as nossas primeiras noções de fotografia, para além do simples carregar no botão de disparo na máquina e o cruzar de dedos para que a foto fique bem, que ajudaram imenso a que tirassemos boas imagens. Todas estas fotos que tiramos aos trabalhos vão ser utilizadas no nosso jogo.

Se ainda não ficaste aborrecido desta sessão, tens fotos e um vídeo para ver. Ali ao lado. Do outro lado.

< LISTA DE ACTIVIDADES