Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
A escola vai ao Museu Nacional da Imprensa
14 Março 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional da Imprensa
Orientação
Vânia Meleiro
Walter Almeida
Videos
Reencontrar velhos amigos e partilhar conhecimentos e experiências!

A visita ao Museu Nacional da Imprensa dos alunos da Escola Eb1 do Falcão foi um reencontro entre velhos amigos.

Relembrámos alguns pormenores sobre a História da Imprensa e o seu Inventor e aprendemos outros, à medida que fomos percorrendo a exposição "Memórias vivas da Imprensa". Qual não foi a surpresa e o entusiasmo quando desafiámos os pequenos tipógrafos a experimentar prelos e minervas! É que uma coisa é falarmos sobre os assuntos, como aconteceu na Escola, e outra completamente diferente é vermos as máquinas ao vivo e podermos manuseá-las! As impressões realizadas, manualmente, nestas máquinas dos séculos XIX e XX (uma delas era d' "Comércio do Porto"!) foram outra surpresa... Foram personalizadas com o nome do projeto em que todos nós participamos - Memória Criativa - e serviram para fazer a contra-capa do Caderno de Memórias.

Enquanto uns alunos se dedicavam a estes trabalhos, outros estavam a participar numa oficina criativa, dando vida às matrizes feitas anteriormente na escola, com o Walter. Ufa, o trabalho que deu imprimir, manualmente, cada uma das 4 impressões necessárias para formarmos o padrão! Mas valeu a pena, o resultado foi brilhante! E porque uma contra-capa não vive sem a sua capa, usando a matriz do azulejo, ainda imprimimos a capa do Caderno de Memórias!

Gutenberg está sempre "de olho em nós", por isso, mesmo no final da visita, fomos ter com ele e tirámos uma fotografia de grupo, para recordarmos os bons momentos vividos!

Clica na máquina de fotografar e na fita cinematográfica que estão mesmo ali ao lado e diverte-te connosco!

< LISTA DE ACTIVIDADES