Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O Museu Nacional de Soares dos Reis vai à escola
17 Janeiro 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional de Soares dos Reis
Orientação
Paula Azeredo
A propósito do fascinante mundo dos objetos apresentámo-nos e começámos a conhecer o MNSR.

O que posso fazer num museu?
E o que devo levar na mochila quando lá for?

Porque nos interessam os museus, esses "icebergues" de objetos?
O que é uma coleção? Será só uma grande quantidade de objetos?
A quem pertencem as peças do Museu Nacional de Soares dos Reis?

Conhecer! Dar nomes, fazer perguntas e...a pouco e pouco vamos conhecendo as caraterísticas das coisas. Também com as pessoas é assim. Conhecermo-nos é importante! Por isso cada um apresentou um colega dizendo o seu nome e o que achava que o fazia feliz.
De um saco foram saindo objetos muitos simples, uma maçã, um chapéu (ou seria um gato?) um saco cheiroso, objetos que deram que falar ... e fomos registando tudo num grande mapa de ideias onde palavras-chave, desenhos, cores e colagens foram ocupando lugar. Falámos de como cinco amigos nos informam do que se passa à nossa volta (e de como os amigos gostam da nossa atenção!).
À baila veio a questão de como se conhece uma obra de arte, como se aprecia, como se saboreia...como se entra lá para dentro? Na nossa imaginação entrámos num painel que estava na parede da sala de aula e, lá dentro, demos um belo passeio na neve.
Cinco sentidos, imaginação e criação de novos objetos: falámos de como a colher é o prolongamento da mão, os óculos uns novos olhos...acrescentem a lista: o avião as asas que nos faltam...

Entra nesta fantástica sessão através das imagens que estão do teu lado esquerdo e, servindo-te da tua imaginação, sente e vê o que mais ninguém consegue!

< LISTA DE ACTIVIDADES