Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Apresentação da peça
18 Junho 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Manuela Carneiro
Marlene Rocha
Agora é para valer,
Abrem-se as cortinas, atores ao palco!

A tarde estava de sol e o dia já tinha começado muito cedo com as atividades do final de ano. Encontrámo-nos em frente ao palco e, aí, deparámo-nos com a primeira adversidade - a Márcia e o Paulo, que representariam as esculturas Shrek e Roberto, do grupo escultórico "13 a rir uns dos outros", não compareceram.
Fomos para uma sala vazia fazer as caraterizações. Pôr tinta na cara, pintar o cabelo, vestir o casaco...todos nos ajudámos uns aos outros para ficarmos prontos o mais rapidamente possível. Realizámos um breve ensaio final onde solucionámos o problema dos dois atores ausentes: foram substituídos pelos colegas de grupo que, muito bem preparados, sabiam de cor os seus diálogos!

Estávamos a ensaiar quando começaram a chamar por nós. Ai, ai, que nervos!
Lá descemos com todos os adereços: o corpo da menina nua, o cavalo e a cabeça que teimava sempre em cair, mais a silhueta do Ramalho Ortigão e da estátua da Justiça, que vieram fazer cenário. As adversidades e imprevistos do espaço, onde foi feita a apresentação da peça, obrigaram a adaptações de última hora com as quais não contávamos. Mas o espetáculo tem sempre que continuar e lá o levámos até ao fim!

E não seria possível levá-lo até ao fim sem a preciosa colaboração do Departamento Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto, da Faculdade de Belas Artes da UP e da artista plástica Manuela Carneiro. Agradecemos ainda o excelente contributo da Professora Edite Duarte ao longo de todo o projeto.

Com um pequeno toque de poesia despedimo-nos...

Sessões de aprendizagem e diversão,
Marcaram estas semanas de preparação!
Com o culminar da Memória Criativa
Enchemos a nossa escola de cor e vida!

Em conjunto percorremos as várias do saber!
Delineámos percursos pelo desenho e pela escultura...
Diversificámos os caminhos da história e da geografia...
Recorrendo sempre que possível à tecnologia!

Explorámos temas do Património Cultural...
Debatemos o seu panorama atual...
Por fim, ansiamos que o Ser Humano se torne mais consciente
E, consequentemente, mais prudente!

< LISTA DE ACTIVIDADES