Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na escola - Mundo dos jogos
30 Março 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Orientação
Marlene Rocha
Miguel Vaz


Esta tarde demos continuidade ao trabalho de pesquisa, desta vez sobre a estátua equestre de "D. Pedro IV"!

Depois da frase anterior trouxeram para a sala uma pessoa estranha.
Inicialmente admirados, cedo fomos esclarecidos que era um programador e, tendo tal profissão, pelos vistos é normal, e até requerido, ser-se assim. Chama-se Miguel, programa jogos, semáforos, sites e despertadores. Talvez até o vosso.

Quantas vezes pegamos num dvd de um jogo e pensamos nas pessoas que perderam tempo, a sanidade, e até dedos para que pudessemos ter o privilégio de o jogar? Provavelmente apenas 2 vezes, e uma delas nem sequer fomos nós.

O Miguel explicou-nos que o processo de desenvolvimento (palavra que aprendemos) de um jogo é longo e cansativo, e envolve muitas pessoas e diferentes etapas. Tudo para dar diversão a um grupo de entusiastas como nós. Mas este processo pode ser bastante divertido se quem o percorre o fizer por gosto. E normalmente é assim.

Descobrimos o que é um designer, um programador e um técnico de som - pessoas raramente bonitas por passarem horas dentro de cavernas a trabalhar. E como é importante existir um chefe acima de todos eles para que não se desviem do trabalho e passem os dias a jogar. Também discutimos vários tipos de jogos, como de plataformas, de aventura ou de desporto e até vimos vídeos dos mais conhecidos.

Depois do mundo dos jogos com o Miguel, estivemos a fotografar os trabalhos que realizámos noutras sessões. Aprendemos que, afinal, para tirar uma boa foto, não chega carregar naquele botão e esperar pelo melhor. Temos de apontar, focar e carregar suavemente. Claro que não é tão fácil quanto parece, como por exemplo quando temos de tirar uma foto muito perto, em que temos de mudar uma configuração da máquina, mas até nos saimos bastante bem.

Também nos saímos bastante bem na pesquisa sobre a estátua equestre de "D. Pedro IV". A utilização do mapa de ideias na sessão anterior facilitou a organização da informação!

Para colmatar o espetáculo, ainda tivemos pessoas a tirarem fotos e a filmar. Está tudo na faixa da esquerda. A cinzenta. Ao lado deste texto.

< LISTA DE ACTIVIDADES