Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Na cidade - Visita aos bastidores da escultura na FBAUP
02 Março 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Orientação
Manuela Carneiro


Na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), entrámos nos bastidores da criação de inúmeras esculturas e visitámos os ateliers onde se trabalha a pedra, a madeira, o metal e o barro. Na vinda, todos trouxemos nas mãos, um pedaço de barro para modelar!

Por detrás do palacete do séc. XIX, situado na Avenida Rodrigues de Freitas, esconde-se um precioso jardim, onde se espalham diversas esculturas. Foi precisamente no jardim da FBAUP que começámos a visita.

É possível entrar numa escultura?
Um dos trabalhos que se encontra no jardim, da autoria do professor Mário Moutinho, diferencia-se dos outros por não ser figurativo. Surge no espaço e ocupa-o, quase como uma construção arquitetónica. Assim, foi possível andar à sua volta e também passar pelo meio, percorrendo um estreito corredor de pedra.

De seguida, passamos a visitar o pavilhão da pedra, onde vimos os trabalhos que andavam a ser executados pelos alunos. Conhecemos diferentes tipos de pedras e até foi possível escolher uma para levar no bolso!
Logo ao lado, fica o pavilhão das tecnologias de madeira e metal, que nos foi apresentado pelo técnico Carlos Lima. Vimos um espaço repleto de máquinas, cada uma com uma função específica. O uso dessas máquinas requer muito rigor e cuidado.

Por último, entrámos numa sala onde decorria uma aula de escultura, dedicada à modelação de barro. Conversámos com os alunos que trabalhavam num exercício de escala, aumentando um objeto de pequenas dimensões. O professor Rui Ferro, que orientou a visita na sala de aula, mostrou-nos também moldes em gesso, silicone e glicerina. Para nosso gaúdio, o professor deu-nos a oportunidadde de os manusear: pudemos observá-los em pormenor e sentir o seu cheiro! No final, ainda nos ofereceu um pedaço de barro para dividirmos por todos. De volta ao jardim, antes de irmos embora, cada um com o seu pedaço na mão, iniciámos a aventura da modelação!

< LISTA DE ACTIVIDADES