Educação para a Cultura e para a Criatividade
PROJECTO na ESCOLA
"Património e Identidade: Estátuas vivas contam histórias" - Projecto

APRESENTAÇÃO

Na cidade do Porto existem muitas estátuas, cada uma muito diferente da outra, tal como os escultores e as épocas em que surgiram.

Partindo do tema lançado pelo Porto de Crianças para o ano letivo 2010/2011 - Património e Identidade -, o projeto Memória Criativa propõe a construção de uma peça de teatro subordinada ao tema: Estátuas vivas contam histórias. Num percurso pela cidade os alunos descobrem que estátuas são essas e que histórias têm para contar.

Tendo como ponto de partida três esculturas da cidade do Porto - Treze a rir uns dos outros, de Juan Muñoz (Jardim da Cordoaria), Menina Nua, de Henrique Moreira (Avenida dos Aliados) e a estátua equestre D. Pedro IV (Praça da Liberdade), procurar-se-á estabelecer leituras, reais e imaginárias, entre as estátuas que habitam no Porto e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cruzando referências da arte e do património, com o intuito de desenvolver a sensibilidade estética e o gosto pela cidade.

À medida que os conteúdos são apresentados e experienciados, nas sessões na escola e nas instituições culturais, é construído o argumento, pelos alunos em conjunto com a professora. Posteriormente, com a colaboração da artista plástica Manuela Carneiro, é materializado numa peça de teatro, recorrendo a técnicas diversas: performativas – mãos e corpo.

Para o teatro os alunos aprendem ainda métodos de preparação de roupas com argila, cola, cartões, cartolinas e de caraterização com tintas específicas para o efeito. Como afirma Vigotsky, “o melhor são as obras compostas pelas crianças (...) pois assim elas compreendem melhor as obras e não ficam só decorando frases e palavras difíceis” (VIGOTSKY, p. 88, 2003).


DESTINATÁRIOS

Público-alvo: 4º ano

Nº de alunos: 20


METODOLOGIA

Para a realização deste projeto a Associação Porto Digital oferece à escola a possibilidade de participar em visitas orientadas à cidade e às entidades participantes e em sessões/atividades na escola e nas instituições com profissionais de diferentes áreas. 

O recurso às tecnologias é um fator a evidenciar pois os alunos serão integrados numa equipa transversal e interdisciplinar,  onde a multimédia e a tecnologia assumem especial relevância (vídeo, som e imagem): utilização de equipamento de captação de som e de software de edição; manuseamento de câmaras fotográficas e de filmar para registo das visitas ao exterior e dos trabalhos plásticos.


OBJETIVOS

- Estabelecer a ligação escola-cidade, cidade-escola;

- Conhecer e valorizar o património da cidade do Porto;

- Promover a educação cultural no sentido de favorecer a construção de uma identidade cultural;

- Proporcionar o contacto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento e da expressão e estabelecer a troca de perspetivas e leituras com esses profissionais;

- Fomentar a construção de trabalhos criativos que reflitam o conhecimento adquirido durante as sessões sobre as estátuas da cidade;

- Introduzir o conhecimento do corpo humano como forma de criação artística;

- Incitar o uso da memória aliada ao pensamento critico e criativo, quer colocando questões (divergentes), às quais os alunos terão de encontrar respostas, quer através de atividades artísticas;

- Desenvolver as capacidades de comunicação escrita e oral;

- Usar as tecnologias de forma eficaz e eficiente (captação de vídeo, áudio, fotografia, edição de vídeo e áudio) e promover a utilização das tecnologias educativas disponíveis nos equipamentos escolares.

 

CALENDÁRIO

Entidade Responsável Atividade Data Local

Câmara Municipal do Porto (Departamento Municipal de Museus e Património Cutural)

Maria Augusta Marques Na Cidade: visita às esculturas 23/02/2011 Cidade
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto Manuela Carneiro Na Cidade: visita aos bastidores da escultura na FBAUP 02/03/2011 FBAUP
Associação Porto Digital Manuela Carneiro Na Escola: modelar em barro 16/03/2011 Escola
Associação Porto Digital

Manuela Carneiro

Marlene Rocha

Na Escola: pesquisar e desenhar com todos a alinhar 23/03/2011 Escola
Associação Porto Digital

Marlene Rocha

Miguel Vaz

Na Escola: mundo dos jogos 30/03/2011 Escola
Associação Porto Digital Manuela Carneiro  Na Escola: pintar com argila?! 06/04/2011 Escola
Associação Porto Digital

Manuela Carneiro 

Marlene Rocha

Na Escola: identidade e pensamento dão novo alento 04/05/2011 Escola
Associação Porto Digital

Manuela Carneiro 

Marlene Rocha

Na Escola: diálogos no jardim, compasso nas estrelas 18/05/2011 Escola
Associação Porto Digital

Manuela Carneiro 

Marlene Rocha

Na Escola: diálogos – criar e ensaiar | desenho – ampliar 26/05/2011 Escola
Associação Porto Digital

Manuela Carneiro 

Marlene Rocha

Na Escola: reescrever diálogos, ensaiar, desenhar 01/06/2011 Escola
Associação Porto Digital

Marlene Rocha

Rui Mendes

Tiago Lessa

Na Escola: rever diálogos, ensaiar 08/06/2011 Escola
Associação Porto Digital Marlene Rocha  Na Escola: diálogos – criar e ensaiar 09/06/2011 Escola
Associação Porto Digital Marlene Rocha  Na Escola: antepenúltimo ensaio 15/06/2011 Escola
Associação Porto Digital Marlene Rocha  Na Escola: penúltimo ensaio  16/06/2011 Escola
Associação Porto Digital Marlene Rocha Na Escola: último ensaio 17/06/2011 Escola
Associação Porto Digital

Manuela Carneiro 

Marlene Rocha

Apresentação da peça 18/06/2011 Escola