Educação para a Cultura e para a Criatividade
ACTIVIDADES

Final
As Estátuas do Porto contam histórias?
18
JUN
2011Sessão
16
Agora é para valer, Abrem-se as cortinas, atores ao palco!
17
JUN
2011Sessão
15
E o texto já está na ponta da língua. Estamos prontos para subir ao palco.
16
JUN
2011Sessão
14
O quê? Ainda a ensaiar com os textos na mão? Isto não pode ser! Vá, mais uma vez, e outra, e mais outra ainda! Essas falas vão ter que ficar na ponta da língua.
15
JUN
2011Sessão
13
Quem disse que esta vida de palco era fácil? Se este ensaio, começou por ser o geral, logo nos apercebemos que ainda tinhamos muito trabalho para fazer!
09
JUN
2011Sessão
12
O meu nome é D. Pedro IV e sou gordo que me farto! Onde nasceste? Para os lados da praia? Nasci em Avintes, para os lados de Gaia! O que pensas do desafio de criar um diálogo?
08
JUN
2011Sessão
11
Olá, eu sou o Jaime... Passo a vida num andaime! Olá, eu sou o Shrek... Apetece-me comer um crepe! Olá, eu sou o Granizo... Moro no 1.º piso!
01
JUN
2011Sessão
10
Continuamos nas grelhas, escalas e proporções. Espreita lá o resto do texto para ficares a saber como se faz!
26
MAI
2011Sessão
9
Sabes como ampliar um desenho à mão? Pois, com uma máquina fotocopiadora, qualquer um consegue!
18
MAI
2011Sessão
8
"Os treze a rir uns dos outros devem estar de boa saúde, sabem porquê? Então vocês não sabem que rir faz bem à saúde?" Esta e outras frases tiveram origem nesta sessão.
04
MAI
2011Sessão
7
"Da discussão nasce a luz". Com todas as cabeças a pensar, a algum lado havemos de chegar!
06
ABR
2011Sessão
6
Criação dos fatos para os "treze a rir uns dos outros". Uma outra forma de se trabalhar com argila. Junta-lhe água e vê como se transforma em lama!
30
MAR
2011Sessão
5
Esta tarde demos continuidade ao trabalho de pesquisa, desta vez sobre a estátua equestre de "D. Pedro IV"! Depois da frase anterior trouxeram para a sala uma pessoa estranha. Inicialmente admirados, cedo fomos esclarecidos que era um programador e, tendo tal profissão, pelos vistos é normal, e até requerido, ser-se assim. Chama-se Miguel, programa jogos, semáforos, sites e despertadores. Talvez até o vosso.
23
MAR
2011Sessão
4
Investigar e pesquisar. Folhas azuis para apontamentos, folhas amarelas para desenhos. O que queremos descobrir? Onde procurar e como o fazer? Também se tiram apontamentos com desenhos?
16
MAR
2011Sessão
3
A aventura da modelação continua. Depois da visita à Faculdade de Belas Artes, levamos o barro para a sala de aula.
02
MAR
2011Sessão
2
Na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), entrámos nos bastidores da criação de inúmeras esculturas e visitámos os ateliers onde se trabalha a pedra, a madeira, o metal e o barro. Na vinda, todos trouxemos nas mãos, um pedaço de barro para modelar!
23
FEV
2011Sessão
1
Ver, ouvir, descobrir, sentir! Contagiados pela alegria dos "Treze a rir uns dos outros", pela imponência de "D. Pedro IV" e pelo sorriso da "Menina Nua", fomos sentindo e descobrindo a cidade ao mesmo tempo que aprendíamos sobre as esculturas - quando surgiram? De que materiais são feitas? Que histórias escondem? Quem são os seus escultores que parecem querer criar verdadeiros seres vivos?