Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
O Museu Nacional da Imprensa vai à escola
04 Fevereiro 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional da Imprensa
Orientação
Vânia Meleiro


Fotografias
Chega-me o "M"! Dá-me o "A"! Hum, "UESUM"?! Não percebo! Ah! "Museu"!
Ups, pintei-me todo...

A visita do MNI à Escola Eb1 da Fontinha começou com uma conversa à volta dessa palavra tão complicada que é "IMPRENSA"! Rapidamente chegámos à conclusão que, afinal, é uma palavra muito simples e que nos acompanha diariamente!
Daqui, viajámos até à Europa do século XV - à Alemanha mais propriamente - e fomos conhecer a forma de vida, hábitos e costumes dos seus habitantes. "Que roupas tão diferentes das nossas! As pessoas andavam em carroças e carruagens!" foram alguns dos comentários ouvidos.
Com base nestas contextualizações avançámos para a figura de Johannes Gutenberg e para o aparecimento de uma das maiores invenções do Mundo, a Imprensa!
A partir do visionamento e manuseamento de alguns materiais levados pelo Museu - punções, matrizes, tipos móveis, componedores - fomos tipógrafos por umas horas! Explorámos os objetos, sentindo o seu peso, cheiro e toque. Comparámos os materiais - madeira e chumbo - e retirámos importantes reflexões: "A madeira é leve, por isso, podemos construir letras enormes! Mas o chumbo é mais resistente... Qual é o melhor?" Aprendemos composição manual, esse método antigo inventado por Gutenberg, que consistia em juntar os caracteres móveis um a um, de modo a formarmos palavras, frases e textos. Ufa, imaginem o trabalho que Gutenberg teve para imprimir a Bíblia! E experimentámos imprimir letras soltas, palavras, desenhos, mesas, mãos, braços, UPS!

Muito obrigada à Prof.ª Iolanda Neves e à turma pela fantástica tarde de descoberta e partilha!

Descobre mais vendo as fotografias e o filme que fizemos para partilharmos contigo o que aprendemos e o quanto nos divertimos!

< LISTA DE ACTIVIDADES