Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
Visita ao Museu Nacional de Soares dos Reis em família
30 Janeiro 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional de Soares dos Reis
Orientação
Inês Ferreira
Paula Azeredo
Videos
Esta sessão foi um momento especial para: conhecermos mais acerca de nós, conhecermos melhor os familiares e os outros, conhecermos o passado da nossa cidade... recebermos a inspiração que essa experiência e conhecimento nos dão para construirmos um presente com mais futuro.

O grande exercício desta visita foi o de "entrar" nas obras do museu. O próprio edifício pode ser considerado uma obra especial. Sentir com as obras para podermos conhecer as coisas por dentro, coisas que passam a ser nossas porque vivem no nosso pensamento.

No grande átrio do museu começámos por observar algumas caraterísticas da arquitetura desta grande casa. Ao longo da visita repescámos esse tema e introduzimos outros. Assim, fomos iniciados na história da casa e das famílias que a habitaram: a família Morais e Castro que a mandou construir e a família Real que a veio a comprar. Observámos que as "famílias" que hoje lá moram são as coleções e que nestas há obras de muitas épocas, da pré-história, como é o caso da "Pedra de Eiró", ao século XX.

Centrámo-nos na coleção de pintura, em especial, em obras pintadas por colegas de Artur Loureiro, que nesse momento tinha uma exposição temporária que visitámos, deixando para conhecermos na próxima visita a obra do escultor Soares dos Reis.
Fomos conhecendo um pouco da história da criação do museu e da sua ligação à Academia de Belas Artes do Porto.

Entrámos numa, duas obras... Descobrimos animais... Sentimos o seu cheiro, tocámos no seu dorso e tentámos perceber o que é que os seus olhos transmitiam. Depois, imaginámos o que seria se todos esses animais se fossem encontrando... inventámos diálogos, criámos-lhes novos amigos e uma história desenhada foi surgindo.

Visita o Museu com a tua família e vive uma experência única de aprendizagem, partilha e emoção!
Ah! Não te esqueças de visionar as imagens e o filme desta atividade.

< LISTA DE ACTIVIDADES