Educação para a Cultura e para a Criatividade
Sessão
A escola vai ao Museu Nacional de Soares dos Reis
19 Janeiro 2011
Entidade
Promotora
Associação Porto Digital
Parceiro(s)
Museu Nacional de Soares dos Reis
Orientação
Inês Ferreira
Paula Azeredo


Chegámos ao museu, entrámos no átrio espaçoso e alto. Subimos a escadaria e fomos buscar almofadas. Num museu de arte sabe bem sentar-mo-nos a deixar repousar os sentidos e o pensamento nas obras a descobrir.

O objetivo da nossa visita era descobrir a pintura de Artur Loureiro, pintor português que viveu entre 1853 e 1932.
Como formigas num carreiro percorremos as galerias de pintura e escultura do século XIX-XX, até à entrada da exposição temporária de Artur Loureiro, onde o pintor, representado numa grande fotografia, nos esperava sentado num banco do seu atelier. Depois de o termos "cumprimentado" e observado atentamente fomos conhecer algumas das suas obras. Foi assim que descobrimos diferenças entre vários dos seus autorretratos, passeámos nas suas paisagens, fomos à praia... fizemos "festas" nos bichos que tão naturalmente pintou.
Inspirados no monograma com que o pintor assinava as suas telas desenhámos o nosso próprio monograma.

Com os recortes que a Inês preparou demos "voz" aos animais que colámos num painel. Imaginámos o que seria, se todos esses animais se fossem encontrando... inventámos diálogos, criámos-lhes novos amigos e uma história desenhada foi surgindo. Descobrimos que a nossa imaginação não tem limites...

Espreita as fotografias e o filme e entra na nossa viagem pelas obras de Artur Loureiro através do olhar atento, dos sentidos e da imaginação!

< LISTA DE ACTIVIDADES