Educação para a Cultura e para a Criatividade
Jogo da Memória | Trivial

Conheces o Jogo da Memória? E o Trivial? E o Memó..vial?

O Memó..vial é o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos da EB1 do Falcão e EB1 da Fontinha, fruto do diálogo com os profissionais das diferentes áreas do conhecimento e da expressão e das visitas aos museus.

Considerando as descobertas feitas ao longo do projeto e através da adaptação de jogos convencionais, como o jogo da memória e o trivial, os alunos conceberam o projeto do jogo e executaram-no com a ajuda das professoras e da equipa da Memória. Deste modo, desenvolveram uma perspetiva lúdica de abordagem ao património e uma relação cúmplice de partilha de conteúdos multimédia entre escolas.

Lançado o desafio, estava na altura de criarmos os conteúdos multimédia deste jogo a partir das artes, do património e dos museus do Porto! Para isso, seguiram-se as sessões na escola e nos museus.

Com a Paula, descobrimos o que é um museu, o que precisamos levar na "mochila" quando o visitamos - os cinco sentidos e bem despertos -, que coleções possui o Museu Nacional de Soares dos Reis. Na visita em família, "entrámos" nas obras do museu e vivemos com os nossos familiares uma experiência única de aprendizagem e partilha.

Na visita do Museu Nacional da Imprensa à escola e da escola ao museu, conversámos sobre a História da Imprensa e imprimimos em máquinas dos séculos XIX e XX. Posteriormente, na visita em família, através da técnica de serigrafia, dedicámo-nos a construir matrizes que identificassem cada uma das famílias.

No Banco de Materiais, conhecemos os diferentes azulejos que revestem as fachadas das casas do Porto, fálamos sobre as suas funções e fomos alertados para a importância da sua conservação.

Na escola, com o Walter Almeida, criámos o nosso próprio azulejo e um caderno de memórias, para registar esta e outras histórias. Através da ''Ação Escola SOS Azulejo'', integrada no Programa Porto de Crianças, tivemos a oportunidade de expor os nossos trabalhos.

Com a Marlene e a Júlia, e uma vez que as cartas do Jogo da Memória são o reflexo dos nossos trabalhos, aprendemos a passá-los do papel para o computador através da máquina fotográfica.

No Museu de História Natural da UP, viajámos pelas salas de zoologia e numa atividade de desenho e expressão plástica, criámos os nossos animais imaginários, passíveis de integração nos conteúdos do jogo.

Curioso com o resultado?
Clica no link abaixo e DIVERTE-TE!

ABRIR e JOGAR!

< LISTA DE ACTIVIDADES